terça-feira, 15 de março de 2011

As Placas do Colégio Sobralense. Onde elas estão?






Estas Placas existiam no Colégio Sobralense, homenageandos as respectivas Turmas de seus Humanistas. Quando para cá veio o Colégio Geo-Studio, em janeiro de 1990, ocupando o local do antigo Colégio Sobralense,as placas ainda permaneceram em seus rescpectivos locais de origem.
Com o aceleramento da mercantilização ( comercialização) da Educação, o Colégio Geo-Studio, cuja a filosofia maior era a do lucro( a Educação é uma mercadoria como qualquer outra: arroz, feijão ou milho...); bem, o citado Geo "passou o comando" para o Colégio Farias Brito, certamente adepto da mesma teoria acerca da Educação. Certo dia, ao votar nas Eleições de 2010 no prédio do extinto Colégio Sobralense, dei por falta das citadas placas. Creio que na visão dos atuais administradores as belas e representativas placas, que tanto significam para a Cultura de Sobral, são anacrônicas demais para a modernidade; e por isto, certamente(tenho quase certeza), citadas placas devem hoje estar jogadas e esquecidas em algum dos quartos escuros do antigo prédio. Se por lá existirem cupins.... Bem, o fato é que devemos ser otimistas nestas horas e acreditarmos que no antigo prédio do Colégio Sobralense não existiriam os citados cupins. "E se existirem?" alguém pode muito bem indagar; bem, neste caso é melhor acreditarmos que os cupins de Sobral não gostam de madeira...
Seria muito importante que o Colégio Farias Brito se dignasse a colocar as placas nos locais de origem. Antes de anacrônicas, elas representam, isto sim, muito para nós, sobralenses; antes de "enfeiarem" o colégio,como certamente alguns devem crer, eu diria que elas dignificam o F.B..

3 comentários:

  1. Desreispeito à memória de um povo, falta de interesse na preservação dos patrimônios é o que mais ocorre por essas terras brasís....o Ceará, então, é MESTRE nisso. Por exemplo, aqui em Fortaleza, a antiga e profícua Fenix Caixeiral teve seu acervo sucateado, inclusive uma imensa biblioteca, quando mudou de prédio e passou para a "tutela" do governo do Estado do Ceará.Fui lá e nada mais encontrei...meu pai cuidou daquele acervo..ninguém SABE, ninguém VIU!
    O que fazer???

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lúcia, por seu lúcido e verdadeiro comentário, o qual, a meu ver, dificilmente poderia ser contestado.
    Quando a tradição (casas, prédios, escolas, árvores...) é desrespeitada, como ocorre no Brasil, aqueles que viveram naquele período perdem muito de suas lembranças; assim, morrem um pouco, também.

    Receba um abraço e fico feliz em saber que não estamos sós nesta luta.

    Daniel Caetano

    ResponderExcluir
  3. Cresci vendo essas placas ao entrar e sair da escola, ali pelo corredor que dava acesso a secretaria.

    saudades de um tempo belo e único

    Obrigado pela nostalgia...

    ResponderExcluir